A Escola Beit Yaacov nasceu de um sonho: oferecer à comunidade judaica uma educação que unisse excelência acadêmica internacional e a força milenar do judaísmo autêntico, transmitindo os valores da Torá com muito significado.
Em 2026, esse sonho completa 25 anos de vida. Uma trajetória construída com a crença profunda de que o verdadeiro conhecimento nasce da integração entre o conhecimento judaico e o conhecimento de mundo.
Desde sua fundação, com o projeto pioneiro de ser a primeira escola judaica trilíngue do Brasil, a Beit Yaacov vem crescendo e se transformando em um centro de excelência, que não apenas forma alunos preparados para o mundo, mas que também se renova constantemente no saber, em identidade e em propósito.
A adoção do inglês como língua de instrução reflete essa vocação global e o compromisso em preparar cada aluno para atuar com segurança, sensibilidade e propósito em um mundo em permanente transformação.
Hoje, ao celebrar 25 anos de história, a escola assume um novo e significativo desafio: formar a segunda geração de alunos filhos de ex-alunos que retornam agora como pais.
Esse ciclo representa mais do que continuidade: é a prova viva de que o sonho que inspirou sua criação floresceu, evoluiu e segue iluminando o futuro com a mesma paixão e convicção que marcaram seu início.
A missão da Escola Beit Yaacov é oferecer educação de alto nível para formar cidadãos com sólida identidade judaica e mentalidade internacional, por meio do desenvolvimento de competências acadêmicas e valores éticos universais.
A visão da Escola Beit Yaacov é formar indivíduos que tenham uma vida judaica plena e significativa, a partir da consciência e do orgulho de sua identidade e comprometidos com a continuidade da herança milenar do povo judeu; aptos a atuar na sociedade global por meio de uma formação acadêmica da mais alta qualidade e do exercício refletido da cidadania, de forma ética e responsável.
A Escola Beit Yaacov entende excelência acadêmica em três dimensões. A formação de alunos responsáveis, autônomos, comprometidos com seu aprendizado e conscientes de onde estão e aonde podem chegar. Um corpo gestor e docente bem formado, em constante desenvolvimento, que, por meio de intervenções de qualidade, leva seus alunos a alcançarem seu máximo potencial. Um currículo relevante, significativo, consistente e em constante revisão, utilizando materiais didáticos respaldados pela comunidade científica, em uma estrutura física sustentada pelos mais avançados recursos de tecnologia.
Escola Beit Yaacov entende os valores da Torá como ensinamentos milenares, transmitidos de geração em geração, utilizando o estudo da Torá e do Talmud, que norteiam a conduta diária por meio das mitzvot e midot tovot, construindo sólidos alicerces da identidade judaica.
A Escola Beit Yaacov entende respeito como o meio para a formação de cidadãos íntegros, que convivam em harmonia com as diversidades e diferenças, promovendo o bom relacionamento entre alunos, famílias e colaboradores, ou seja, toda a comunidade escolar, nas diversas experiências interpessoais.
A Escola Beit Yaacov entende a afetividade como embasar toda ação em um sentimento genuíno de importar-se com o outro. Importar-se com o outro se traduz em pautar as intervenções didáticas na convicção de que relações afetivas baseadas na escuta, apoio mútuo, vínculo interpessoal positivo e na cooperação entre todos os integrantes da comunidade escolar impactam construtiva e diretamente o processo de ensino-aprendizagem e o desenvolvimento dos alunos.
A Escola Beit Yaacov entende parceria família-escola como o trabalho integrado que prioriza a construção de confiança mútua, tendo como foco ações que promovam o aprendizado e a formação dos alunos de acordo com os valores da escola.
A Escola Beit Yaacov entende international mindedness não apenas como aprender uma segunda língua, mas como promover a formação de “cidadãos do mundo”, capazes de atuar de forma construtiva e responsável em diferentes contextos, a partir de uma mentalidade alicerçada em sua identidade pessoal e em uma formação consistente do ponto de vista ético e acadêmico, partindo da convicção de que, para apreciar a cultura do outro é preciso conhecer e valorizar a sua própria.
O IB (International Baccalaureate®) é uma organização educacional sem fins lucrativos, reconhecida globalmente, fundada em 1968, em Genebra, Suíça. Inicialmente criado para atender às necessidades de estudantes com alta mobilidade internacional, o IB evoluiu para um modelo abrangente de educação acessível a escolas em todo o mundo.
A Escola Beit Yaacov é uma IB World School desde 2009 e oferece os seguintes programas:
Cada programa é projetado para estimular o pensamento crítico, a compreensão intercultural e o amor pelo aprendizado ao longo da vida.
A missão do IB é formar jovens questionadores, instruídos e solidários, que contribuem para criar um mundo melhor e mais pacífico por meio de uma educação que promova o entendimento e o respeito interculturais. O IB enfatiza uma abordagem holística e equilibrada, combinando rigor acadêmico com crescimento pessoal. Ao formar cidadãos globais, o IB prepara os alunos com as habilidades e atitudes necessárias para navegar em um mundo cada vez mais interconectado e complexo. Toda a comunidade escolar assume o compromisso de cultivar esses valores, refletidos nos atributos do aluno IB. São eles:
As bibliotecas da Beit Yaacov estão abertas para colaboradores, alunos e famílias. O espaço está organizado para recebê-los e a equipe pronta para atendê-los. Todos os pais podem retirar até quatro livros, com prazo de devolução em 14 dias.
Para conhecer nosso acervo: https://beityaacov.follettdestiny.com/
— Para catálogo da Educação Infantil e Ensino Fundamental I, clique em "lower school library"
— Para catálogo do Ensino Fundamental II e Ensino Médio, clique em "upper school library"
Consideramos que os sentimentos permeiam as ações educativas e tornam a Escola Beit Yaacov um espaço privilegiado de intervenção.
Trazem um alinhamento aos prementes desafios que as famílias vêm enfrentando. São organizadas sistematicamente: pais unidos em propósitos comuns se fortalecem nas decisões compartilhadas com seus filhos.
Aulas LIV (Laboratório Inteligência de Vida), da Educação Infantil ao 4º ano do Ensino Fundamental: garantem espaços seguros para falar e ser escutado. Sentimentos importam e ganham visibilidade entre nossas paredes. Paralelamente, no Ensino Fundamental I, as aulas de tutoria têm planejamento intencional e espaço assegurado na rotina, valorizando o protagonismo dos alunos, diálogos sobre os problemas de convivência e também sobre as conquistas alcançadas.
Desde o Ensino Fundamental II até os anos finais, na Escola Beit Yaacov, temos o Safe, programa que foca no desenvolvimento de habilidades para a vida, prevenção de riscos e cuidados com a saúde emocional e psíquica. Separando meninas e meninos, abrimos espaços para discussões acerca das curiosidades movimentadas pela adolescência.
Rastreando quais alunos precisam de apoio e como podemos oferecer-lhes suporte, encontramos no STEER Tracking possibilidades para melhorar a autorregulação dos estudantes do G4 ao G6, identificando precocemente padrões de comportamento vulneráveis.
No dia a dia, o NOE (Núcleo de Orientação Educacional) corrobora a construção de uma relação de confiança entre alunos com aqueles que os educam. As vozes instrutivas ecoam na antecipação das consequências de seus atos, na criação de espaços para que possam falar de seus sentimentos e inquietações, na estimulação do pensar em seus problemas e em suas resoluções, na possibilidade de aprender a reparar seus erros com quem de direito, na resolução de conflitos por meio do diálogo e, quando necessário, na utilização de sanções ligadas aos atos de indisciplina ou incivilidade. Enfim, damos oportunidades para que os alunos façam escolhas, tomem decisões e assumam responsabilidades.
Isso porque formações com docentes e colaboradores sobre as questões de convivência instrumentalizam as equipes com vistas à conscientização dos envolvidos ao bem comum, vislumbrando a escola como um local privilegiado para o desenvolvimento e o fomento da empatia, do importar-se consigo e também com o próximo.